Mas nada chamou tanto minha atenção como uma polêmica entrevista publicada pelo bispo da Universal Edir Macedo.
O vídeo veio direto do púlpito da igreja e mostra uma mulher supostamente possuída por um espírito diabólico sendo indagada sobre algumas questões, sendo o foco principal da conversa o bispo Valdomiro e a igreja Mundial.
Pelo que se percebe, o diabo resolveu apoiar Edir Macedo contra o seu discípulo e, agora rival, Valdomiro.
A entrevista é um verdadeiro show, onde durante 9 minutos o diabo responde ao bispo Macedo sobre o que está acontecendo dentro da igreja Mundial. Um verdadeiro show de horrores com direito a aplausos dos fiéis e risadas do bispo, contente com as respostas do diabo.
Em um dado momento, o "suposto filho do capeta" chega a pregar dentro da igreja. A palavra é passada ao diabo que prega ardorosamente sobre a presença de Deus dentro da IURD... E os fiéis o ouvem atentamente.
Nesse ponto do espetáculo, me lembrei de uma reportagem de mais de 40 min promovida pela Universal na Rede Record, na qual os membros das igrejas evangélicas e principalmente seus líderes são acusados de estarem possuídos pelo demônio durante os episódios de "cai-cai" nos cultos, principalmente nas igrejas pentecostais. Dentre os mais criticados está a cantora Ana Paula Valadão, bem como o seu pai.
Não vou entrar no mérito da discussão sobre o chamado "cair no Espírito" como é intitulado pelos que defendem essa prática ou fenômeno, mas algo me deixou atento: é interessante que o bispo acusa as outras igrejas de darem lugar ao diabo em seus cultos, e ele, por outro lado, simplesmente passa o microfone para o diabo falar suas mentiras dentro da sua igreja no intuito de "avisar aos incautos", como é o título do vídeo exibido no canal do bispo Edir Macedo no Youtube.
Lembro-me ainda que segundo o Senhor Jesus Cristo, o diabo é o pai da mentira e mente desde o princípio!! Então, como entender que dentro de uma igreja que professa a fé cristã esse diabo tem autoridade para falar suas mentiras, ouvidas como verdade? "Verdade" essa que não tem outro motivo, senão a disputa por fiéis, pelo dízimo dos fiéis, ao mesmo tempo que provoca divisão no reino de Deus (se é que se pode chamar esse espetáculo de Reino de Deus).
Confesso que não sou "fã" nem morro de amores pelo bispo Valdomiro (muito menos pelo polêmico Edir Macedo), mas chegar a esse ponto realmente é descer às profundezas sombrias do inferno.
É óbvio que fica claro a encenação da mulher supostamente possuída, porém para os fiéis aquele era o "Diabo falando na Terra" com toda autoridade que possui sobre a "verdade".
E assim caminha a igreja evangélica. Onde ela vai parar não é difícil imaginar, mas somente a Deus cabe o justo juízo.
E assim caminha a igreja evangélica. Onde ela vai parar não é difícil imaginar, mas somente a Deus cabe o justo juízo.