Adorar a Deus é um gesto simples, mesmo que muitas vezes não seja tão fácil assim, pelo menos quando se refere à verdadeira adoração que é feita alegremente, espontaneamente e em plena sinceridade de coração. Pois, apesar de simples, historicamente a humanidade sempre encontrou grandes dificuldades em oferecer a Deus verdadeira e exclusiva adoração. Continue lendo...
Os salvadores profissionais estão sempre em ação no Brasil, e tem muita gente fazendo doação para ser levado ao céu pelo bom ladrão, como diz a música "Guerra Santa" de Gilberto Gil:
Ele diz que tem, que tem como abrir o portão do céu
ele promete a salvação
ele chuta a imagem da santa, fica louco-pinel
mas não rasga dinheiro, não
Ele diz que faz, que faz tudo isso em nome de Deus
como um Papa na inquisição
nem se lembra do horror da noite de São Bartolomeu
não, não lembra de nada não
Não lembra de nada, é louco
mas não rasga dinheiro
promete a mansão no paraíso
contanto, que você pague primeiro
que você primeiro pague dinheiro
dê sua doação, e entre no céu
levado pelo bom ladrão
Ele pensa que faz do amor sua profissão de fé
só que faz da fé profissão
aliás em matéria de vender paz, amor e axé
ele não está sozinho não
Eu até compreendo os salvadores profissionais
sua feira de ilusões
só que o bom barraqueiro que quer vender seu peixe em paz
deixa o outro vender limões
Um vende limões, o outro
vende o peixe que quer
o nome de Deus pode ser Oxalá
Jeová, Tupã, Jesus, Maomé
Maomé, Jesus, Tupã, Jeová
Oxalá e tantos mais
sons diferentes, sim, para sonhos iguais
Falar de Jesus falando de você. Levando pessoas a crerem no evangelho sem falar de Jesus, porque falar sobre Jesus na atualidade é interpretado como falar de religião. Infelizmente, entender o evangelho como religiosidade é a maléfica herança que o sistema religioso deixou para nossos dias.
Antes dos escândalos ocorridos com o bispo da Igreja Mundial, Valdomiro, divulgados pela Rede Record, algumas atitudes destes bispos já chamavam minha atenção. Era justamente os bastidores da briga por fiéis duelada entre Valdomiro e Edir Macedo que deixava claro a mim como o interesse desses homens na verdade não consiste na pregação do evangelho e na libertação pelo poder de Deus, mas sim num mercado rentável que sustenta a atual Indústria da Fé, mantido pelo consumo dos fiéis que se vendem em troca de milagres.
Mas nada chamou tanto minha atenção como uma polêmica entrevista publicada pelo bispo da Universal Edir Macedo.
O vídeo veio direto do púlpito da igreja e mostra uma mulher supostamente possuída por um espírito diabólico sendo indagada sobre algumas questões, sendo o foco principal da conversa o bispo Valdomiro e a igreja Mundial.
Pelo que se percebe, o diabo resolveu apoiar Edir Macedo contra o seu discípulo e, agora rival, Valdomiro.
A entrevista é um verdadeiro show, onde durante 9 minutos o diabo responde ao bispo Macedo sobre o que está acontecendo dentro da igreja Mundial. Um verdadeiro show de horrores com direito a aplausos dos fiéis e risadas do bispo, contente com as respostas do diabo.
Em um dado momento, o "suposto filho do capeta" chega a pregar dentro da igreja. A palavra é passada ao diabo que prega ardorosamente sobre a presença de Deus dentro da IURD... E os fiéis o ouvem atentamente.
Nesse ponto do espetáculo, me lembrei de uma reportagem de mais de 40 min promovida pela Universal na Rede Record, na qual os membros das igrejas evangélicas e principalmente seus líderes são acusados de estarem possuídos pelo demônio durante os episódios de "cai-cai" nos cultos, principalmente nas igrejas pentecostais. Dentre os mais criticados está a cantora Ana Paula Valadão, bem como o seu pai.
Não vou entrar no mérito da discussão sobre o chamado "cair no Espírito" como é intitulado pelos que defendem essa prática ou fenômeno, mas algo me deixou atento: é interessante que o bispo acusa as outras igrejas de darem lugar ao diabo em seus cultos, e ele, por outro lado, simplesmente passa o microfone para o diabo falar suas mentiras dentro da sua igreja no intuito de "avisar aos incautos", como é o título do vídeo exibido no canal do bispo Edir Macedo no Youtube.
Lembro-me ainda que segundo o Senhor Jesus Cristo, o diabo é o pai da mentira e mente desde o princípio!! Então, como entender que dentro de uma igreja que professa a fé cristã esse diabo tem autoridade para falar suas mentiras, ouvidas como verdade? "Verdade" essa que não tem outro motivo, senão a disputa por fiéis, pelo dízimo dos fiéis, ao mesmo tempo que provoca divisão no reino de Deus (se é que se pode chamar esse espetáculo de Reino de Deus).
Confesso que não sou "fã" nem morro de amores pelo bispo Valdomiro (muito menos pelo polêmico Edir Macedo), mas chegar a esse ponto realmente é descer às profundezas sombrias do inferno.
É óbvio que fica claro a encenação da mulher supostamente possuída, porém para os fiéis aquele era o "Diabo falando na Terra" com toda autoridade que possui sobre a "verdade".
E assim caminha a igreja evangélica. Onde ela vai parar não é difícil imaginar, mas somente a Deus cabe o justo juízo.
O ateu confuso querendo tirar a dúvida se sua suposta não crença realmente faz algum sentido. Esse é o motivo de tentar um debate com quem crê: acabar com a dúvida que carrega em seu coração: "será que realmente estou certo quanto a não existência de Deus?"
Afinal, o que o amigo ateu veio fazer nesse programa que prega o evangelho de Cristo?
Veio tentar comprovar (para aliviar as dúvidas do seu coração) que Deus realmente é um ser fictício, que não há Deus (afinal, ele ainda não tem certeza da veracidade da afirmação de que Deus não existe). E tenta fazer isso através de uma argumentação qualquer, que, segundo ele, é mais plausível que a do Caio (mas é claro que Caio nem sequer troca argumentos com ele sobre isso, e o deixa continuar na sua dúvida, na sua busca pela comprovação de seu ateísmo).
Na mente do amigo que se auto intitula ateu, se ele vence Caio num argumento, então isso lhe é mais uma confirmação de que Deus não existe, e tal confirmação iria ajudar a eliminar as dúvidas que ele ainda carrega sobre seu ateísmo.
Mas o amigo provavelmente faz isso sem se dar conta, ou então, apenas disfarça que não sabe o que realmente sente.
Mas Caio, experiente que é, sabendo do real propósito do amigo ateu, o indaga: "Você não quer avaliar no seu coração qual é a profundidade do desconforto que o meu falar, o meu sentir, o meu viver lúcido e equilibrado provoca em você? Que tipo de questão eu te suscito? Essa que é a pergunta de macho! Que questão eu te suscito?... A questão concreta, a filosofia real é essa: eu te sou uma questão, eu te sou uma provocação, eu te sou uma inquietação, eu te sou uma pergunta que tu não sabes responder. É só por isso que você está aqui..."
E a resposta final de Caio ao amigo é: "No mais, meu amigo, você vai viver com a questão que eu sou pra você. É a resposta que te dou."